top of page
Search
whistvillidypasca

Tirar A 2 Via Da Certidao De Casamento



Caso o cidadão necessite de segunda-via de certidão de nascimento ou casamento emitida em cartório no Brasil, deverá solicitar o documento diretamente no cartório. Via de regra, esta solicitação deve ser feita pessoalmente no cartório, e pode ser feita por um terceiro (amigo, familiar ou despachante). Alternativamente, o cidadão pode solicitar a segunda-via por meio eletrônico. Este serviço é prestado por websites privados e abrangem vários estados do Brasil.




tirar a 2 via da certidao de casamento




A certidão civil de casamento é o instrumento público que contém o resumo ou inteiro teor (cópia fiel e completa) do registro, ou seja, da folha do livro em que foi registrado o ato, podendo ser expedida em primeira via (no ato do registro) e em segunda via (posteriormente, como em caso de perda ou atualização).


Se esta foi extraviada ou está envelhecida demais, rasurada ou você precisa de uma via atualizada para por exemplo, algum ato como divórcio, compra ou venda de imóvel, você precisará tirar a segunda via da certidão.


Passo três: A nova tela será novamente um pequeno formulário pedindo por mais algumas informações, dessa vez os nomes completos dos cônjuges e a data em que foi realizada a cerimônia de casamento.


Passo quatro: Nesta parte serão pedidos informações do registro da certidão de casamento, aquelas referentes ao livro que fica no cartório e onde foi anotado as informações da cerimônia.


Passo sete: A próxima página será a do Carrinho, onde você irá encontrar o valor da certidão de casamento e qual a Taxa Administrativa que deve ser paga pelo documento.


Passo nove: Nesta etapa você deverá escolher se prefere buscar sua certidão de casamento diretamente no cartório de sua cidade ou que ele seja enviado a sua casa pelos Correios.


Para solicitar a segunda via da certidão de nascimento é preciso comparecer no cartório em que foi realizado o recebimento da primeira via, portando documento de identidade. Caso você esteja com a primeira via em mãos, o processo se torna mais fácil. Contudo, se este não é o seu caso, é necessário informar também o nome dos contraentes (marido e mulher) e data do casamento.


Assim como na primeira via da certidão de casamento, uma taxa é cobrada para a emissão do documento, e este deve ser retirado no próprio cartório. Contudo, outra opção é apresentada para as pessoas que desejam ter em mãos a segunda via da certidão: cartórios online.


Este é o cadastro prévio para entrar com o pedido da emissão. Após isto é necessário fornecer dados pessoais, a fim de que o site realize a busca da sua certidão de casamento em todos os cartórios do Brasil. Quando a empresa já estiver com a segunda via, ela será enviada para o endereço fornecido no momento do cadastro.


Dúvida constante ainda no país, o casamento homoafetivo tem tido uma busca cada vez maior. Reconhecido pelo Superior Tribunal Federal (STF) no ano de 2011, a união civil entre pessoas do mesmo sexo deve um crescimento de 61,7% em 2018. Ao todo, mais de 9...


Pessoas, no cenário atual, que desejam unir-se e oficializar judicialmente esta relação se utilizarão da certidão de casamento. O documento comprova a união civil entre pessoas em relacionamentos. A partir do uso e com o uso da certidão de casamento, as pessoas modificarão os seus...


É possível tirar a segunda via da Certidão de Casamento pela Internet. No site oficial do Registro Civil brasileiro, o usuário consegue obter online também os registros de nascimento e óbito. Você pode optar por receber o documento em formato digital, por e-mail, ou uma cópia física pelos Correios, via Sedex ou carta registrada.


O cartório tem o prazo de cinco dias úteis para emitir a certidão e realizar o envio. O pagamento deve ser realizado por cartão de crédito, débito ou boleto. No tutorial a seguir, confira como tirar segunda via de Certidão de Casamento online.


A partir desta terça-feira, 18, quem precisar de uma segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito emitida desde 2005 em qualquer cidade do Estado de São Paulo não terá mais de ir até o município de origem - basta solicitar no cartório mais próximo. Em fevereiro, o processo fica ainda mais fácil: a certidão poderá ser vista na internet, pelo site www.registrocivil.org.br.


Os atos solenes, por vezes, precisam ser certificados perante alguém que tem fé pública para testificar a lisura do ato. Exatamente nessas ocasiões é que podemos nos valer dos serviços cartoriais e da expedição de certidões, como é exemplo a certidão de casamento na cidade de Rio de Janeiro/RJ.


Existem diversos tipos de certidões, cada uma utilizada com um propósito diferente e específico. Algumas das mais utilizadas são as certidões de casamento, nascimento, óbito, negativa de débito etc. Falemos brevemente de cada uma delas.


A certidão de casamento, por exemplo, é requerida quando duas pessoas contraem matrimônio perante a lei. Essa certidão é composta pelo nome do casal, data do casamento, profissões, endereços, naturalidade entre outros itens que comprovem a união.


É possível tirar a segunda via da Certidão de Casamento, inclusive pela Internet, por meio do site oficial do Registro na cidade de Rio de Janeiro/RJ Civil brasileiro. O interessado optará por receber o documento em formato digital, por e-mail, ou uma cópia física, em papel, pelos Correios ou carta registrada.


Posteriormente, deverá ser feita a transcrição dos documentos no Cartório de 1º Registro Civil da cidade de domicílio dos cônjuges no Brasil. Ao fazer isso, obtém-se uma certidão de transcrição de casamento realizado no exterior.


A certidão original de casamento internacional, deve ser previamente legalizada pela Repartição Consular da jurisdição competente, e ainda, todos os documentos mencionados devem ser originais ou cópias autenticadas, acompanhados de cópias simples.


Depois que os noivos escolhem o regime de bens, o próximo passo é comparecer até o cartório de Registro Civil na cidade de Rio de Janeiro/RJe providenciar os documentos exigidos para a habilitação do casamento civil. A documentação varia conforme o estado civil do casal.


A certidão de nascimento só é imprescindível na hipótese de casamento na cidade de Rio de Janeiro/RJ entre pessoas até então solteiras. Nos demais casos ela não é tão necessária. Vejamos alguns exemplos:


Divorciado:RG e CPF original do casal;certidão de casamento contendo o devido registro do divórcio;cópia da carta de sentença atestando o divórcio;comprovante de residência.


Viúvo:RG e CPF original do casal;comprovante de residência na cidade de Rio de Janeiro/RJ;certidão do casamento anterior;cópia do Formal de Partilha;certidão de óbito comprovando o falecimento do cônjuge.


A emissão de nova certidão de nascimento pode ser necessária em diversas situações da vida, tais como: nos casos em que ela foi perdida; se a original estiver danificada ou ilegível pelos efeitos do tempo; para emitir cédula de identidade; para casamento etc.


Se ele não disponibilizar o serviço online, a solução vai ser encontrar um cartório que trabalhe com correspondentes que possam tirar essa certidão física e disponibilizar essa certidão depois de maneira online para o interessado.


Sempre que ocorrer alguma modificação ou cancelamento na certidão de casamento original, como por exemplo divórcios e/ou falecimento de um dos cônjuges, será necessário registrar tal fato por meio da averbação.


(i). a certidão de casamento averbada deve ser registrada obrigatoriamente no mesmo cartório onde a declaração original foi emitida; as segundas vias, por sua vez, podem ser requeridas no cartório online.


(ii). a averbação não pode ser realizada por meio virtual, sendo necessários de deslocar e comparecer ao cartório físico; as segundas vias, após a certidão de casamento averbada, podem ser solicitadas via online.


Depois, basta requerer seja realizada a averbação e, depois, se for o caso, pedir uma certidão atualizada, o que pode ser feito inclusive de maneira online. Este é o procedimento para tirar uma certidão de casamento com averbação de divórcio, inclusive online.


Sempre que ocorrer alguma modificação ou cancelamento na certidão de casamento original, é necessário registrar tal fato por meio da averbação. Para realizar a averbação, é preciso ir até o cartório de registro civil com a documentação que comprova a mudança.


Sim! Para tirar o passaporte o interessado precisa levar CPF e documento de identidade, que pode ser o RG, habilitação ou Carteira de Trabalho. Caso tenha mudado de nome, deve levar também a Certidão de Casamento.


A Central Nacional de Informações do Registro Civil Nacional, regulamentada pelo Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça, permite ao cidadão efetuar buscas de registros de nascimentos, casamentos e óbitos em todos os cartórios do Estado.


A certidão de casamento apostilada na cidade de Rio de Janeiro/RJ pode facilitar no procedimento para obtenção de cidadania estrangeira, bem como em processos de participação de determinadas empresas em concorrências de cunho internacional. 2ff7e9595c


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page